Autora da proposta defende que a redução da carga tributária sobre os salários dos professores trará uma distribuição mais justa dos recursos públicos.
Um novo Projeto de Lei (PL), se aprovado, pode desonerar a folha de pagamento dos professores.
O PL 237/24 determina a isenção das contribuições incidentes sobre a folha de pagamento dos professores, desde que o valor resultante seja revertido em aumento salarial para esses profissionais.
O montante necessário para o reajuste deverá ser subsidiado com a parcela do dinheiro público destinada à educação. A proposta é analisada pela Câmara dos Deputados.
“Ao reduzir a carga sobre os salários dos professores, a proposta incentivará a contratação e a retenção de talentos e também uma distribuição mais justa dos recursos públicos”, argumentou o autor da proposta, deputado Marcos Pollon (PL-MS).
Entre outros tributos, incidem sobre a folha de pagamento dos professores contribuições sociais para a Previdência Social, para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) , para entidades e em razão dos riscos de acidentes de trabalho.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Com informações Agência Câmara de Notícias/Contábeis