Erros são identificados desde domingo (11).
Usuários do fórum do Portal Contábeis relatam erro ao acessar o Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS) desde domingo (11).
Devido a permanência do erro no programa, empresas optantes do Simples Nacional são impossibilitadas de gerar uma guia de recolhimento dos seus impostos.
“O sistema PGDAS está dando erro de acesso desde ontem a tarde (11), impossibilitando a apuração 11/2022”, conta o contador e usuário do fórum do Portal Contábeis, Paulo Cezar Junior.
Além desse problema, outro internauta também comenta que ao fazer o login, erros como “Falha na Conexão” começam a aparecer.
O usuário do fórum do Portal Contábeis diz que ao logar na conta aparece “Erro ao recuperar dados da matriz: SSA607 – FALHA NA CONEXÃO” e “Erro ao recuperar dados da matriz: -998 – SSA998v – ATINGIDO MÁXIMO DE CONEXÕES”.
Ele afirma ter entrado em contato pelo Fala BR, Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, que funciona como um canal integrado para encaminhamento de manifestações, como pedidos de acesso à informação, denúncias, reclamações, solicitações, no entanto, ainda está aguardando resposta.
O Portal Contábeis também entrou em contato com a assessoria da Receita Federal do Brasil (RFB), porém não houve resposta.
Acesso robotizado
De acordo com o contador e sócio da DWC Contábil, Danilo Campos, o erro se dá pois a Receita está atualizando a plataforma do e-CAC e centralizando todas as informações e obrigações acessórias nesta plataforma.
“A maior modificação é a limitação do acesso robotizado. A Receita pretende bloquear o acesso dos robôs à plataforma das 8h às 18h e liberar somente após esse horário. Esse movimento é pela identificação do grande número de acessos ao e-CAC, dificultando quem precisa acessar de maneira simples e manual. E essa alteração tem deixado todo sistema lento e retornando erros”, explica Danilo.
Para aqueles que continuam passando por esse tipo de situação, o contador orienta que, caso utilize robô para gerar o imposto de maneira automática, saiba que isso só será possível após às 18h.
Por outro lado, caso isso seja realizado manualmente, ele aconselha excluir o histórico do navegador e entrar com login e senha, sem o certificado digital. Dessa forma, o usuário fará o acesso e gerará o imposto.
“Depois, repita esse movimento. Exclua o histórico e entre com login e senha da próxima empresa e gere o imposto. Desta forma, conseguimos gerar os impostos”, explica o contador.
Fonte: Portal Contábeis.