Os proprietários de veículos registrados no Estado de São Paulo devem conferir o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) .
Os pagamentos poderão ser realizados de forma integral em janeiro, com desconto de 3%, integral em fevereiro, mas sem desconto, ou optar pelo parcelamento em até cinco vezes (nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio), de acordo com o último dígito da placa do veículo.
Os proprietários devem estar atentos ao calendário de vencimento conforme o último dígito da placa do veículo.
Como pagar o IPVA 2024?
Para efetuar o pagamento do IPVA 2024, basta utilizar a rede bancária credenciada, informando o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (RENAVAM).
O pagamento pode ser realizado pela internet, débito agendado, terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pelos bancos. Além disso, é possível pagar em casas lotéricas e com cartão de crédito, em estabelecimentos credenciados pela Secretaria da Fazenda e Planejamento.
O IPVA em São Paulo também pode ser liquidado por meio do Pix, proporcionando uma opção rápida e fácil, permitindo o pagamento por QR code em cerca de 800 instituições financeiras. Isso beneficia especialmente aqueles sem conta em grandes bancos tradicionais, como os desbancarizados.
Para utilizar o Pix, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR code para o pagamento. O QR code Pix tem validade de 15 minutos e, se não for pago dentro desse prazo, é necessário gerar um novo QR code pelo site da Sefaz-SP. O código exibe um contador temporal indicando o tempo restante. Ao escanear o QR code com o aplicativo do banco ou instituição de pagamento, a informação será direcionada à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, CNPJ 46.377.222/0003-90, na conta do Banco do Brasil.
Caminhões
Os caminhões têm prazos distintos, com desconto de 3% para pagamento integral em janeiro. Para quem optar pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, as datas de vencimento são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro.
IPVA
O IPVA representa uma das principais fontes de arrecadação para o Estado de São Paulo, ficando atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) .
Do total arrecadado, são deduzidas as destinações constitucionais, como o Fundeb, e o valor restante é dividido igualmente entre os municípios de registro dos veículos e o Estado. A parte estadual contribui para o orçamento anual, sendo destinada a diversas áreas, incluindo Saúde, Educação, Segurança Pública e Infraestrutura.
Para obter mais informações sobre o IPVA, é possível consultar a página dedicada no portal da Sefaz-SP.