Mais novidades sobre a ADC 49. Com a Publicação do Convênio ICMS nº 178/2023 ocorreram algumas mudanças importantes. Descubra no texto abaixo quais são elas e quais UFs já regulamentaram o convênio.
A Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) é um instrumento jurídico que visa confirmar a constitucionalidade de determinada lei ou ato normativo. No contexto específico, a ADC 49 foi crucial para estabelecer a inconstitucionalidade da incidência do ICMS nas operações entre estabelecimentos do mesmo titular. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou a inconstitucionalidade de dispositivo da Lei Kandir (Lei Complementar 87/1996) que possibilita a cobrança do ICMS na transferência de mercadorias entre estabelecimentos da mesma pessoa jurídica iniciou a partir do exercício financeiro de 2024.
No seguimento desse panorama, surge o Convênio ICMS nº 178/2023, que determina a obrigatoriedade de transferência dos créditos de ICMS do estabelecimento de origem para o estabelecimento de destino nas remessas interestaduais de bens e mercadorias entre estabelecimentos de mesma titularidade.
Além do referido Convênio ICMS, foi publicada também a Lei Complementar nº 204/2023, que regulamentou a não incidência nos casos de transferência de mercadoria entre estabelecimentos do mesmo contribuinte e a obrigatoriedade de transferência dos créditos de ICMS.
Para fins do cálculo do ICMS-ST, a publicação do Convênio ICMS nº 225/2023 estabelece que no caso de transferência promovida entre estabelecimentos do remetente, deverá ser deduzido o ICMS destacado na nota fiscal de transferência, nas hipóteses especificadas.
ADC 49: Quais UFs regulamentaram o Convênio ICMS nº 178/2023?
Quais Unidades da Federação já regulamentaram o respectivo procedimento a ser adotado nas transferências interestaduais entre estabelecimentos do mesmo contribuinte e quais não? A equipe de consultores tributário da ASIS Consult está monitorando diariamente os Estados (UFs) que estão ratificando o Convênio ICMS nº 178/2023:
Estado | Legislação | Efeitos |
---|---|---|
Acre – AC | Ainda não foi regulamentado | – |
Alagoas – AL | INSTRUÇÃO NORMATIVA SEF N° 090, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2023 (DOE de 29.12.2023) | 01.01.2024 |
Amapá – AP | Ainda não foi regulamentado | – |
Amazonas – AM | Ainda não foi regulamentado | – |
Bahia – BA | Ainda não foi regulamentado | – |
Ceará – CE | Lei nº 18.665/2023 (DOE de 29.12.2023) e DECRETO N° 35.840, DE 19 DE JANEIRO DE 2024 (DOE de 19.01.2024) | 01.01.2024 |
Distrito Federal – DF | Ainda não foi regulamentado | – |
Espírito Santo – ES | DECRETO N° 5.590-R, DE 02 DE JANEIRO DE 2024 (DOE de 03.01.2024) | 01.01.2024 |
Goiás – GO | Ainda não foi regulamentado | – |
Maranhão – MA | RESOLUÇÃO ADMINISTRATIVA GABIN N° 044, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2023 (DOE de 26.12.2023) | 01.01.2024 |
Mato Grosso – MT | DECRETO N° 650, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2023 (DOE de 29.12.2023) | 01.01.2024 |
Mato Grosso do Sul – MS | DECRETO N° 16.355, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2023 (DOE de 26.12.2023) e RESOLUÇÃO SEFAZ N° 3.356, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2023 (DOE de 02.01.2024) | 01.01.2024 |
Minas Gerais – MG | O Decreto nº 48.768/2024 suprimiu das disposições sobre o fato gerador, a base de cálculo e a alíquota do ICMS, menção à transferência de mercadoria ou bem para outro estabelecimento do mesmo titular, dentre outras alterações efetuadas no RICMS/MG. | 27.01.2024 |
Pará – PA | DECRETO LEGISLATIVO N° 043, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2023 (DOE de 30.11.2023) | 30.11.2023 |
Paraíba – PB | DECRETO N° 44.694, DE 02 DE JANEIRO DE 2024 (DOE de 03.01.2024) | 01.01.2024 |
Paraná – PR | Por meio do Decreto nº 4.709/2024, foram estabelecidos os procedimentos relativos à remessa interestadual de bens e mercadorias entre estabelecimentos de mesma titularidade. | 31.01.2024 |
Pernambuco – PE | DECRETO N° 55.989, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2023 (DOE de 30.12.2023) | 01.01.2024 |
Piauí – PI | DECRETO N° 22.709, DE 29 DE JANEIRO DE 2024 (DOE de 08.02.2024) | 01.01.2024 |
Rio de Janeiro – RJ | DECRETO N° 48.799, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2023 (DOE de 16.11.2023 – Edição Extra) | 01.01.2024 |
Rio Grande do Norte – RN | DECRETO N° 33.297, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2023 (DOE de 28.12.2023) | 01.01.2024 |
Rio Grande do Sul – RS | DECRETO N° 57.415, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2023 (DOE de 29.12.2023 – Edição Extra) | 01.01.2024 |
Rondônia – RO | Ainda não foi regulamentado | – |
Roraima – RR | Ainda não foi regulamentado | – |
Santa Catarina – SC | Ainda não foi regulamentado | – |
São Paulo – SP | DECRETO N° 68.243, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2023 (DOE de 26.12.2023) | 01.01.2024 |
Sergipe – SE | DECRETO N° 553, DE 11 DE JANEIRO DE 2024 (DOE de 12.01.2024) | 01.01.2024 |
Tocantis – TO | MEDIDA PROVISÓRIA N° 005, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2024 (DOE de 09.02.2024) | 01.01.2024 |
Em resumo, as principais disposições do convênio são as seguintes:
- Estabelece a obrigação de transferência de crédito do ICMS do estabelecimento de origem para o estabelecimento de destino nas remessas interestaduais entre estabelecimentos do mesmo titular.
- Define que a apropriação do crédito pelo estabelecimento destinatário ocorrerá por meio de transferência do ICMS pelo estabelecimento remetente, com lançamento a débito no registro de saídas do remetente e a crédito no registro de entradas do destinatário.
- Determina que a apropriação do crédito seguirá as regras da legislação tributária da unidade federada de destino, aplicáveis à apropriação do ICMS incidente sobre operações ou prestações recebidas de estabelecimento pertencente a titular diverso do destinatário.
- Regula o tratamento do saldo credor remanescente de ICMS no estabelecimento remetente, que deve ser apropriado de acordo com a legislação interna da unidade federada de origem.
- Estabelece que a transferência do ICMS entre estabelecimentos de mesma titularidade deve ser registrada na Nota Fiscal eletrônica (NF-e) que acompanha a remessa.
- Define que o cálculo do ICMS a ser transferido será baseado em percentuais equivalentes às alíquotas interestaduais do ICMS, sobre os valores dos bens e mercadorias, levando em consideração o valor da entrada mais recente da mercadoria, o custo da mercadoria produzida e, no caso de mercadorias não industrializadas, os gastos com insumos, mão-de-obra e acondicionamento.
- Estabelece que a emissão da NF-e seguirá as regras relativas a operações interestaduais, sem prejuízo da aplicação de regras específicas previstas na legislação.
- Regula o registro dos créditos do ICMS para o remetente, derivados de operações antecedentes, sem afetar os benefícios fiscais concedidos pela unidade federada de origem, exceto quando necessário o lançamento de um débito.
- Prevê a cooperação entre as unidades federadas para a fiscalização do cumprimento do convênio, com a administração tributária do estado de destino condicionada ao credenciamento prévio junto ao estado de origem, exceto em casos de fiscalização sem a presença física da autoridade fiscal no local do estabelecimento a ser fiscalizado.
- O convênio entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2024, a partir da data de sua ratificação nacional no Diário Oficial da União.
Esse convênio visa fornecer diretrizes claras para a remessa de bens e mercadorias entre estabelecimentos de mesma titularidade, contribuindo para a padronização e regulamentação desse processo no âmbito do ICMS.
Adicionalmente, reproduzimos a Nota Orientativa do CONFAZ sobre o tema:
Nota Orientativa 01 – Transferência de Créditos
Orientação para transferências de créditos, nas remessas interestaduais, entre estabelecimentos do mesmo titular
Esta orientação descreve, de forma provisória, os procedimentos para operações sujeitas à Substituição Tributária e as de Documentos Fiscais Eletrônicos (DFe) nas remessas interestaduais de bens e mercadorias entre estabelecimentos de mesma titularidade, em decorrência da decisão do STF na ADC 49.
Os procedimentos propostos visam não impactar as transferências até a adequação das obrigações acessórias para designar, por meio de campos próprios, a não incidência nas remessas de bens e mercadorias entre estabelecimentos de mesma titularidade e a transferência de créditos de ICMS do remetente ao destinatário.
Dessa forma, a emissão dos DFe de transferências de bens e mercadorias seguirão a legislação vigente no ano de 2023, adotando os campos de ICMS já utilizados, ainda que não reflitam o significado jurídico da não incidência, para documentar o valor do crédito a ser transferido. Os DFe devem ter o campo de informações adicionais do fisco preenchido com o texto “Nota fiscal de transferência de bens e mercadorias não sujeita à incidência de ICMS, de que trata a ADC 49, emitida de forma a operacionalizar a transferência de crédito de ICMS”.
Ratificamos que esta orientação é provisória e deverá ser observada até a publicação de ato normativo que discipline o leiaute adequado para a emissão de DF-e.
Legislação do Convênio ICMS na íntegra
CONVÊNIO ICMS Nº 178, DE 1º DE DEZEMBRO DE 2023
Publicado no DOU de 01.12.2023 (Ed. Extra), pelo despacho 75/23.
Dispõe sobre a remessa interestadual de bens e mercadorias entre estabelecimentos de mesma titularidade.
O Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, na sua 385ª Reunião Extraordinária, realizada em Brasília, DF, no dia 1º de dezembro de 2023, tendo em vista o disposto nos arts. 102 e 199 do Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966), no inciso II do § 6º do art. 20 e no § 3º do art. 21, ambos da Lei Complementar nº 87, de 13 de setembro de 1996, e, ainda, em atenção ao determinado pelo Supremo Tribunal Federal – STF – por ocasião do julgamento da Ação Declaratória de Constitucionalidade nº 49, resolve celebrar o seguinte
CONVÊNIO
Cláusula primeira Na remessa interestadual de bens e mercadorias entre estabelecimentos de mesma titularidade, é obrigatória a transferência de crédito do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviço de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS – do estabelecimento de origem para o estabelecimento de destino, hipótese em que devem ser observados os procedimentos de que trata esse convênio.
Cláusula segunda A apropriação do crédito pelo estabelecimento destinatário se dará por meio de transferência, pelo estabelecimento remetente, do ICMS incidente nas operações e prestações anteriores, na forma prevista neste convênio.
§ 1º O ICMS a ser transferido será lançado:
I – a débito na escrituração do estabelecimento remetente, mediante o registro do documento no Registro de Saídas;
II – a crédito na escrituração do estabelecimento destinatário, mediante o registro do documento no Registro de Entradas.
§ 2º A apropriação do crédito atenderá as mesmas regras previstas na legislação tributária da unidade federada de destino aplicáveis à apropriação do ICMS incidente sobre operações ou prestações recebidas de estabelecimento pertencente a titular diverso do destinatário.
§ 3º Na hipótese de haver saldo credor remanescente de ICMS no estabelecimento remetente, este será apropriado pelo contribuinte junto à unidade federada de origem, observado o disposto na sua legislação interna.
Cláusula terceira A transferência do ICMS entre estabelecimentos de mesma titularidade, pela sistemática prevista neste convênio, será procedida a cada remessa, mediante consignação do respectivo valor na Nota Fiscal eletrônica – NF-e – que a acobertar, no campo destinado ao destaque do imposto.
Cláusula quarta O ICMS a ser transferido corresponderá ao resultado da aplicação de percentuais equivalentes às alíquotas interestaduais do ICMS, definidas nos termos do inciso IV do § 2º do art. 155 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, sobre os seguintes valores dos bens e mercadorias:
I – o valor correspondente à entrada mais recente da mercadoria;
II – o custo da mercadoria produzida, assim entendida a soma do custo da matéria-prima, material secundário, mão-de-obra e acondicionamento;
III – tratando-se de mercadorias não industrializadas, a soma dos custos de sua produção, assim entendidos os gastos com insumos, mão-de-obra e acondicionamento.
§ 1º No cálculo do ICMS a ser transferido, os percentuais de que trata o “caput” devem integrar o valor dos bens e mercadorias.
§ 2º Os valores a que se referem os incisos do “caput” serão reduzidos na mesma proporção prevista na legislação tributária da unidade federada em que situado o remetente nas operações interestaduais com os mesmos bens ou mercadorias quando destinados a estabelecimento pertencente a titular diverso, inclusive nas hipóteses de isenção ou imunidade.
Cláusula quinta A emissão da NF-e a que se refere a cláusula terceira observará as regras atinentes à emissão do documento fiscal relativo a operações interestaduais, sem prejuízo da aplicação de regras específicas previstas na legislação de referência.
Cláusula sexta A utilização da sistemática prevista neste convênio:
I – implica o registro dos créditos correspondentes ao ICMS a que tenha direito o remetente, decorrentes de operações e prestações antecedentes;
II – não importa no cancelamento ou modificação dos benefícios fiscais concedidos pela unidade federada de origem, hipótese em que, quando for o caso, deverá ser efetuado o lançamento de um débito, equiparado ao estorno de crédito previsto na legislação tributária instituidora do benefício fiscal.
Cláusula sétima As unidades federadas prestar-se-ão mutuamente assistência para a fiscalização do disposto neste convênio, condicionando-se a administração tributária da unidade federada de destino ao credenciamento prévio junto à administração tributária de localização do estabelecimento remetente.
Parágrafo único. O credenciamento prévio de que trata esta cláusula não será exigido quando a fiscalização for exercida sem a presença física da autoridade fiscal no local do estabelecimento a ser fiscalizado.
Cláusula oitava Este convênio entra em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial da União, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro de 2024.
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Sobre o Autor
Gustavo Prado é COO da ASIS, tendo liderado os principais projetos da empresa. Sua formação é em Direito, com sólidos conhecimentos em tributos indiretos e SPED.