Inflação deve continuar sendo a principal preocupação dos negócios até 2024.
A inflação deve continuar sendo tema de preocupação entre os empresários no Brasil, já que o índice foi considerado o maior risco para se fazer negócios no país nos próximos dois anos, segundo pesquisa realizada pelo Centro do Fórum Econômico Mundial para a Nova Economia e Sociedade, pela consultoria de riscos Marsh McLennan e pela seguradora Zurich.
Na sequência da inflação, entre os maiores riscos aparecem a proliferação de atividades econômicas ilícitas, por confrontos geoeconômicos e, empatados, por crises de emprego e subsistência e choques severos em preços de commodities ou volatilidades.
O principal tema da pesquisa foi sobre as maiores ameaças para se fazer negócios nos países do G20 até 2024 e para o levantamento foram entrevistados 12 mil líderes de empresas de 122 países, entre abril e agosto deste ano.
A inflação ocupa o primeiro lugar tanto em países emergentes quanto em desenvolvidos, sendo que todos os países consideram uma preocupação em algum lugar de seus rankings, com 37% das lideranças acreditando que a inflação é um dos pontos mais importantes para o cenário de negócios mundial.
A alta de preços também aparece no topo das preocupações das listas de países da América Latina e Europa, devido à crise do custo de vida. Já a América do Norte tem como principal preocupação a crise da dívida da população.
FONTE: Portal Contábeis.