Impacto do eSocial na parte maior do iceberg das Empresas

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Tive oportunidade de conversar com diversos profissionais de RH, Administração Pessoal, SESMT e Gestores de empresas e observei que grande parte possuem uma visão não muito clara da nova obrigação de envio de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias para o Governo Federal – o eSocial.

Preocupa-se muito com os sistemas eletrônicos utilizados na empresa, aquisição e/ou manutenção, atualização dos mesmos e que após essa ação, estará tudo ok para cumprir a nova obrigação.

É preciso entender que o sistema eletrônico é só uma ponta visível do problema. O maior impacto das exigências do eSocial será sobre a cultura e os processos das empresas. O ‘maior’ a que me refiro, é literalmente a parte maior do iceberg, a que fica abaixo da linha d’água, não visível aos nossos olhos.

Se ainda não parou para pensar no tamanho do iceberg submerso, pois acredita que a responsabilidade é exclusiva do seu fornecedor de sistemas, atente-se que, apenas o envio da folha de pagamento mensal,  que é uma tarefa trabalhosa do ponto de vista de processamento, facilmente será resolvida pelos sistemas eletrônicos de fornecedores que estão se preparando para atender os requisitos e layout do eSocial. E o controle, administração dos demais Evento?, Principalmente os denominados Eventos Não Periódicos, que ocorrem ocasionalmente? Esses sim exigirão muito mais adequação, pois impactam diretamente sobre cultura e os processos da organização.

Vale lembrar que a folha de pagamento corresponde apenas a um dos quarenta e três Eventos do eSocial e os sistemas eletrônicos utilizados em uma empresa, somente poderão auxiliar no armazenamento e envio das informações ao Governo.

O objetivo de prorrogar o prazo para o eSocial vigorar é permitir que as empresas tenham tempo para se adequar às exigências, não somente os problemas enfrentados pelas empresas desenvolvedores de softwares em atualizar os sistemas que devem ser usados pelas empresas para lançar os dados, que ainda não foram finalizados pelos fabricantes, mas também para as empresas como um todo, entenderem que os Processos Internos também devem ser avaliados e acertados.

 

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