Pequenos empresários estão com receio de repassar o aumento dos custos para o consumidor final e acabar perdendo clientes.
O aumento dos custos é o que mais tem dificultado a vida dos donos de pequenos negócios, mas apesar disso eles estão evitando repassar os reajustes para os consumidores.
De acordo com a primeira edição da Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 9% deles repassaram integralmente para os seus clientes a subida dos gastos de operação das empresas, 43% não elevaram os preços de produtos ou serviços e 47% fizeram um repasse apenas parcial.
Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a pesquisa indica que os donos de pequenos negócios estão segurando o reajuste dos preços para evitar perder clientes, já que a maioria deles confirma que as empresas tiveram aumento de custos.
“Quase 8 em cada 10 pequenos negócios relataram aumentos dos custos nos últimos 30 dias, mas apenas 9% conseguiram repassar integralmente esses aumentos para os clientes”, observa.
A Pulso dos Pequenos Negócios mostra que 76% dos empresários registraram crescimento dos gastos, em um período de um mês e ainda que a elevação dos gastos com insumos e mercadorias, combustíveis, aluguel, energia, entre outros, foi a principal dificuldade para 42% dos empresários, seguida de falta de clientes (24%), além das dívidas com empréstimos (10%), impostos (4%) e com fornecedores (3%).
“A falta de clientes tem sido um dos principais motivos de preocupação dos empreendedores e diante da falta de consumidores e da redução do poder de compras das famílias, os pequenos negócios vão resistir ao máximo repassar esses custos para não perder vendas. Eles estão preferindo reduzir o lucro para manter os clientes”, avalia Melles.
A estratégia de não repassar os aumentos de custos está sendo adotada tanto pelos microempreendedores individuais (MEI) quanto pelos donos de micro e pequenas empresas. A pesquisa revela que o repasse total do aumento de custos para o preço final foi adotado por apenas 10% das micro e pequenas empresas e 9% dos MEI.
Números da pesquisa
A primeira edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios ouviu 6 mil donos de pequenos negócios entre 26 de agosto deste ano e 11 de setembro, nos 26 estados. A margem de erro é de 1% para cima ou para baixo.
Quando questionados sobre se o aumento de custos da empresa foi repassado para os clientes, as respostas foram assim, de acordo com a categoria:
Pequenos Negócios
• 43% não repassaram;
• 47% foi repassado só parcialmente;
• 9% foi repassado totalmente.
Micro e Pequenas
• 42% não repassaram;
• 48% foi repassado só parcialmente;
• 10% foi repassado totalmente.
MEI
• 44% não repassaram;
• 47% foi repassado só parcialmente;
• 9% foi repassado totalmente.
Depois, quando questionados se nos últimos 30 dias sua empresa teve aumento dos custos, as respostas foram:
Pequenos Negócios
• 4% Não sabe;
• 20% Não;
• 76% Sim.
Micro e Pequenas
• 2% Não sabe;
• 22% Não;
• 76% Sim.
MEI
• 6% Não sabe;
• 19% Não;
• 75% Sim.
Fonte: Portal Contábeis com informações Agência Sebrae.