O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quer, até junho deste ano, acabar com os agendamentos para realização de serviços nas agências. O objetivo do órgão é digitalizar 70 processos até lá, que somados aos 20 serviços que já podem ser feitos pela internet e telefone, completariam a lista de 90 serviços oferecidos pelo instituto.
Na última segunda-feira (13), serviços de revisão (quando o segurado não concorda com o valor do benefício), três tipos de recurso (quando o cidadão não concorda com a decisão do INSS em relação ao pedido) e cópia de processos passaram a ser realizados somente pelo canal Meu INSS ou telefone 135. Outros 15 serviços também já podem ser resolvidos pelos canais digitais (veja a lista no final da página).
Castro Junior, diretor de atendimento do INSS, explica que em alguns casos, a resposta já é digital, como ocorre com o salário maternidade, que informa na hora da solicitação se foi aceito ou não. Em outros casos, o beneficiário acompanha o processo online, mas ainda precisa ir até a agência pegar um documento, por exemplo.
— Nosso desejo é que todos os processos sejam iguais ao salário maternidade, que o sistema processa e já dá a resposta — afirma Castro, que sonha em reduzir a zero a necessidade de os cidadãos irem às agências.
Segundo ele, a digitalização dos 90 processos representa uma redução entre 40% e 45% das demandas nas agências do INSSatualmente, o que contribui para a melhora no atendimento e para colocar em dia as concessões de benefícios que estão atrasadas.
— São em torno de 600 mil atendimentos por mês que serão migrados para os canais automatizados. O restante é de diligências, complementos e manutenção do benefício, como pedido de troca de agência bancária, entrega de documentação complementar, entre outros — explica o diretor de atendimento do INSS.
Outro ponto positivo, de acordo com Castro, é o “impacto social” da digitalização, uma vez que existem hoje mais de quatro mil municípios no país sem agências do INSS, que exigem que os moradores tenham que se deslocar até cidades vizinhas para dar entrada nos benefícios.
Apesar das vantagens da digitalização, Castro garante que quem preferir ir até as agências do INSS continuará podendo realizar os processos pessoalmente.
— Todos os serviços que a gente está oferecendo têm um viés de comodidade, mas quem quiser pode continuar resolvendo dentro da agência — aponta.
Veja os serviços que podem ser realizados pela internet:
1. Aposentadoria por idade
2. Salário maternidade
3. Simulação de tempo de contribuição
4. Agendamentos e consultas de pedidos
5. Extrato CNIS
6. Extrato de pagamento de benefício
7. Extrato de empréstimo
8. Extrato de Imposto de renda
9. Carta de Concessão de Benefício
10. Agendamento de Perícia Médica
11. Declaração de benefício
12. Consultar revisão do artigo 29
13. Declaração de Regularidade de Contribuinte Individual
14. Alterar dados básicos de contato
15. Senha do Meu INSS
Como acessar o Meu INSS
A Central de Serviços Meu INSS pode ser acessada por meio do site meu .inss. gov.br. A senha inicial pode ser conseguida pelo próprio portal após responder perguntas sobre dados pessoais, trabalhistas e previdenciários.
Anote a senha inicial. Ela será necessária para cadastrar sua senha definitiva, que deverá conter pelo menos nove caracteres com pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.
Para acessar os serviços de cópia de processo, revisão e recurso pelo Meu INSS, basta ir em “Agendamentos/Requerimentos”, escolher o requerimento ou clicar em ‘novo requerimento’, atualizar os dados caso seja pedido e, logo em seguida, escolher a opção “Recurso e Revisão” ou “Processos e Documentos”, se o que se busca é uma cópia de processo.
Fonte: PORTAL CONTÁBEIS/EXTRA – GLOBO