SEFAZ AM COLOCA MAIS DE 200 VAREJISTAS NA MALHA DO CARTÃO DE CRÉDITO

Compartilhe
A Secretaria de Estado da Fazenda colocou 260 estabelecimentos do ramo varejista na malha fiscal porque ao cruzar os dados de operações de venda declaradas pelos contribuintes na DAM (Documento de Apuração Mensal) com o relatório enviado pelas operadoras de cartão de crédito nas vendas efetuadas nos terminais eletrônicos, o sistema da SEFAZ acusou indícios de recolhimento a menor.

Os contribuintes em que foram identificados indícios terão o prazo de 30 dias para procurar a secretaria a fim de corrigir erros de lançamento ou efetivar o pagamento do ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que deixou de ser recolhido. Todas as empresas integram o ramo do varejo, com prevalência dos segmentos da alimentação, calçados e vestuário. Quem não se adequar, estará sujeita à ação da fiscalização.

O trabalho de inteligência fiscal que tem contribuído significativamente para evitar a sonegação iniciou com o novo modelo de projeto piloto da malha fiscal, no início deste ano. Nesta fase, a análise apontou 34 estabelecimentos irregulares, sendo que 15 empresas que representam 44% do universo fiscalizado recolheram ou parcelaram a dívida. O valor arrecadado com o cruzamento e, posterior, cobrança foi de R$ 1.730.515,90.

Algumas empresas contestaram integralmente as divergências verificadas por meio do cruzamento das DAMs com o relatório das operadoras de cartão de crédito: 8 entraram com processos e 11 se omitiram. “Criamos uma ação piloto com 30 empresas e notificamos que o contribuinte estava com restrição pelo atendimento on-line. Muitos, simplesmente, se omitiram de prestar esclarecimentos e, então, retornaram à lista de irregulares nesta segunda etapa. Caso não prestem esclarecimentos novamente vão receber a visita dos auditores fiscais e poderão ser penalizadas”, esclareceu Marcília Mª Campos de Lima, chefe do Departamento de Fiscalização e Coordenadora do Grupo de Malha Fiscal.

Fonte: http://www.sefaz.am.gov.br/noticias/ExibeNoticia.asp?codnoticia=5247

Compartilhe
ASIS Tax Tech