EFD PIS/COFINS-PVA

Compartilhe

O que fazer ao receber mensagens de erro relativas a problemas no acesso ao banco de dados, erros de falta de permissão para escrita de arquivos ou erro ao carregar tabelas externas?

Primeiramente, verifique se você está utilizando a última versão disponibilizada do PVA no site da EFD-Contribuições no Portal do Sped na internet.

Caso você esteja usando a última versão disponível, verifique se o usuário que está executando o aplicativo tenha permissão de escrita na pasta em que ele foi instalado. Assim o usuário deve confirmar se há permissão de escrita para ele na pasta do EFDContribuições.

Se não houver permissão de escrita, o usuário deve clicar com o botão direito sobre o ícone do Contribuições e escolher a opção “Executar como Administrador”.

Se não funcionar o usuário deve contactar um Administrador da máquina e este deve conceder permissão de escrita para os usuários do PVA na pasta de instalação do PVA, da seguinte forma:

No Windows 7:

1) Após a instalação do aplicativo pelo Administrador, abra o Windows Explorer, e o Administrador seleciona a pasta de instalação do EFD-Contribuições (tipicamente fica em C:\Program Files(x86)\Programas_SPED\PisCofins2) 2) Clique com botão direito e escolha a opção “Propriedades”. Na janela, escolher a aba “Segurança” 3) Escolha todos os usuários que deseja liberar a execução do aplicativo. 4) Clique em Editar e marque todas as opções “Permitir”, e clique em “OK” em todas as janelas.

Outra opção é reinstalar o PVA em uma pasta em que o usuário que irá executar o programa tenha permissão de escrita, como a pasta “Meus Documentos” ou “Documentos”, dependendo do sistema operacional. Para tal, após a tela inicial da instalação (seleção do idioma) e a de introdução, clique no botão “Escolher” e localize a pasta em que você consegue criar arquivos normalmente. Clique em “OK” e prossiga normalmente com a instalação.

Roteiros com estas sugestões de instalação do PVA e de permissão das pastas estão disponíveis para download no formato PDF, em conjunto com todas as perguntas frequentes.

Algumas soluções de antivírus/firewall podem bloquear a execução do PVA. O principal sintoma deste bloqueio é de erro na conexão ao banco de dados. Dessa forma, caso as orientações acima não tenham corrigido o problema, tente desabilitar a solução de antivírus/firewall ou desinstalar a mesma, substituindo por outra solução (software). Caso não tenha certeza de como fazer isso, consulte o administrador da máquina, equipe de suporte de TI ou o site do fabricante da solução (software).

A partir da versão 2.0.11 do PVA existe a possibilidade de configurar a forma de conexão ao banco de dados utilizado pelo PVA. Para alterar a forma padrão de conexão siga os seguintes passos:

1) Localize a pasta onde o PVA foi instalado (você pode usar a ferramenta de pesquisa do Windows e procurar pelo nome padrão da pasta: PisCofins2), existe uma pasta “configuracoes”. Dentro desta pasta existe um arquivo chamado “spedpiscofins.properties”. Alternativamente, você pode usar a ferramenta de pesquisa do Windows e procurar diretamente pelo arquivo “spedpiscofins.properties”. 2) Localizado o arquivo, abra ele com o WordPad (não pode ser usado o bloco de notas). 3) No conteúdo do arquivo deve existir uma linha com o seguinte conteúdo:

usarNamedPipe=true

4) Mude esta linha para:

usarNamedPipe=false

5) Salve o arquivo e tente executar novamente o PVA.

Caso o problema persista, o usuário deverá encaminhar ao Fale Conosco, no email faleconosco-sped-contribuicoes at receita.fazenda.gov.br (substitua “at” por @), os arquivos existentes nas pastas:

[Pasta de Usuário]\.spedpiscofins\logs [Pasta de Usuário]\.receitanet\ [Pasta de Instalação]\_EFD Contribuições [x.x.x]_installation\Logs

Inclua também o seguinte arquivo:
[Pasta de Instalação]\mysql\[Nome Computador].err

No Windows 7 as pastas .spedpiscofins e .receitanet são ocultas, o usuário deverá configurar o Windows Explorer em “Organizar”, depois “Opções de Pasta e Pesquisa”, aba “Modos de Exibição”, marcar a opção “Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas”, e clicar em “OK”

Além dos arquivos acima mencionados deverão ser encaminhadas as seguintes respostas: 1) Qual sistema operacional (Windows XP, Ubuntu, Linux, Windows 7, etc)? 2) Qual a versão do Java instalado? 3) O cliente conseguiu instalar o PVA com sucesso? Ou já emite o erro na instalação? 4) Qual a operação que estava sendo realizada (Gerar arquivo, importar escrituração, criar escrituração, assinar, etc)? 5) É primeira instalação PVA (nunca usou versões anteriores do PVA na mesma máquina)? 6) O usuário que instalou tem permissão de administrador da máquina? 7) Enviar imagens das telas e, se for o caso, a escrituração utilizada.

Compartilhe
ASIS Tax Tech