O CONFAZ aprovou uma atualização relevante no ICMS para encomendas internacionais, tanto aquelas enviadas por remessas postais quanto as expressas. Com base na alíquota modal mais baixa praticada pelos estados, o ICMS foi fixado em 17% conforme o CONVÊNIO ICMS Nº 81, DE 22 DE JUNHO DE 2023.
CONVÊNIO ICMS Nº 81, DE 22 DE JUNHO DE 2023
Publicado no DOU de 23.06.23., pelo despacho 38/23.
Ratificação Nacional no DOU de 26.06.23, pelo Ato Declaratório 23/23.
Autoriza as unidades federadas a conceder redução da base de cálculo do ICMS nas operações de importação realizadas por remessas postais ou expressas.
O Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, na sua 374ª Reunião Extraordinária, realizada em Brasília, DF, nos dias 20 e 22 de junho de 2023, tendo em vista o disposto na Lei Complementar nº 24, de 7 de janeiro de 1975, resolve celebrar o seguinte
C O N V Ê N I O
Cláusula primeira Os Estados e o Distrito Federal ficam autorizados a conceder redução da base de cálculo do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação – ICMS – nas operações de importações realizadas por remessas postais ou expressas, de forma que a carga tributária seja equivalente a 17% (dezessete por cento), nesta inclusos eventuais adicionais previstos em legislação estadual, independentemente da classificação tributária do produto importado.
§ 1º O disposto nesta cláusula somente se aplica quando a encomenda internacional tiver sido submetida, no âmbito federal, ao Regime de Tributação Simplificada – RTS, instituído pelo Decreto-lei Federal nº 1.804, de 3 de setembro de 1980.
§ 2º À importação realizada por remessas postais ou expressas não se aplicam quaisquer outros benefícios fiscais relativos ao ICMS.
Cláusula segunda Este convênio entra em vigor na data da publicação de sua ratificação nacional no Diário Oficial da União.
https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/convenios/2023/convenio-icms-81-23