5 Problemas Gerados no Recolhimento de Impostos

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“Quem paga mal, paga duas vezes”. Se você não sabe o que deve pagar e paga errado, irá pagar novamente.

Esta é uma realidade do empresariado brasileiro, principalmente aqueles que estão iniciando seus negócios, pois muitos pagam imposto, mas não sabem o que estão pagando.

Este é um erro fatal, pois o peso dos tributos é alto na manutenção dos negócios em uma empresa no Brasil.

Conheça 5 dos principais problemas no recolhimento dos impostos:

1 – Ausência de controle dos documentos fiscais

Nos últimos meses, o número de notas fiscais emitidas cresceu 24%, com um total de 9,2 milhões de transações, segundo um estudo do Bling! (startup de ERP para pequenas e médias empresas).

Na rotina do dia a dia, não automatizar essa atividade é um risco, pois frequentemente é necessário um retrabalho na conferência e conciliação destes documentos. Duplicidade ou a falta de lançamentos, prejudicam as apurações e consequentemente impactam diretamente no recolhimento de impostos.

2 – Erros nos cálculos

Erros na parametrização de sistemas fiscais, lançamento e migração manual de dados do seu cliente, são as principais causas de divergências nos cálculos dos impostos.

Se o sistema não for usado de maneira correta, as falhas continuarão se repetindo mês a mês. É necessário fazer um diagnóstico através de software de auditoria que ofereça relatórios e demonstrativos com este apontamento.

3 – Base da Legislação desatualizada

Novas leis são publicadas ou modificadas com muita frequência. O contador tem a obrigação de saber, mas não compete a ele atualizar a base cadastral do cliente. Uma boa parcela dos erros originam-se da falta de conhecimento das mudanças das normas.

Atualmente o mercado conta com ferramentas muito acessíveis financeiramente, e que acompanham a legislação diariamente, disparando as atualizações de acordo com a operação do cliente, diminuindo o risco.

4 – Avaliar corretamente as oportunidades

Cálculos de PIS, COFINS, ICMS, são os principais tributos que geram dúvidas nos empreendedores.

Por desconhecimento, compras que são realizadas em outras Unidades da Federação, trazem uma falsa impressão de uma oportunidade de negócio, entretanto, cálculos do diferencial de alíquota ignorados, podem inviabilizar a transação.

Esse processo é trabalhoso e meticuloso, pois será necessário acompanhar a alíquota das UF´s dos fornecedores e clientes, e recolher a diferença do destino, caso exista. Isso atualmente é possível com softwares que monitoram essas alíquotas.

5 – Erros na composição do preço

Muitas vezes em uma concorrência, o valor do mercado acaba ditando a regra na precificação de um produto. Entretanto, caso não possua conhecimento do quanto imposto é pago nesta operação, a conta não se fechará. Ter o apoio de um contador, olhando de forma específica para o negócio é fundamental e aprofundada para entender se a tributação está correta.

O contador de hoje, precisa ser multifuncional. Nos exemplos acima, mostramos que habilidades para estratégias, planejamento até mesmo vendas, são fundamentais para o crescimento da organização.

Por: Rogério Lopes – Gerente ASIS

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