O Modelo de Balanço Patrimonial é importante é uma ferramenta importante para o gestor na toma de de decisões, pois é uma representação gráfica do patrimônio, constituído por Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
Para que serve um Modelo de Balanço Patrimonial?
Bom, antes você baixar o Modelo de Balanço Patrimonial é importante sabermos que ele é uma ferramenta importante para o gestor na toma de de decisões, pois praticamente é uma representação gráfica do patrimônio, constituído por Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido.
“Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.”
No Ativo estão os bens, os direitos e aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.
No Passivo estão as origens de recursos, obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.
No Patrimônio Líquido estão os próprios recursos da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.O Balanço Patrimonial é dividido em duas colunas:
- Esquerda contendo o Ativo;
- Direita contendo o Passivo e o Patrimônio Liquido.
As contas são dividas em:
Grupos de contas do Ativo
- Ativo Circulante:
- Disponibilidades
- Estoques
- Créditos
- Despesas de Exercício Seguinte.
- Não – Circulante Realizável a Longo Prazo:
- Investimentos
- Imobilizado
- Intangível
- Diferido.
Grupos de contas do Passivo
- Passivo Circulante:
- Obrigações de Curto Prazo.
- Não – Circulante Obrigações a Longo Prazo;
- Patrimônio Líquido, dividindo-se em:
- Capital;
- Reservas;
- Ajustes de Avaliação Patrimonial.
Lançar e Analisar todos os dados Financeiros com precisão e assertividade não é uma tarefa fácil que qualquer um possa fazer.
Como sabemos que o Balanço patrimonial é muito importante para o planejamento financeiro, sendo atreves dele que os executivos analisam o desempenho e fluxo de caixa da operação e acompanham a evolução e lucratividade dos negócios.
Fonte: PORTAL CONTÁBEIS