Intenção da NetDragon é testar as decisões do algoritmo de forma imparcial, puramente baseada em dados; objetivo é tirar os vieses das lideranças humanas.
A empresa de games NetDragon, avaliada em US$ 1 bilhão, trocou o CEO por um algoritmo de Inteligência Artificial chamado Tang Yu. Por mais estranho que isso possa parecer, o mercado gostou.
QUAL É O OBJETIVO?
Com este movimento, a intenção é testar as decisões do algoritmo de forma imparcial, puramente baseada em dados. O objetivo é tirar os vieses das lideranças humanas.
A expectativa da companhia é de que o “CEO IA” seja treinado o tempo todo, aprendendo a tomar decisões cada vez melhores, com base no estilo de liderança de grandes CEOs ao redor do mundo.
QUAL É A ESTRATÉGIA?
A tese tem um sentido lógico: decifrar as habilidades de liderança de Tim Cook, da Apple, de Satya Nadella, da Microsoft, e de Elon Musk, da Tesla, e somá-las num CEO virtual, pode ser um experimento interessante.
Obviamente questões como empatia, intuição, visão estratégia serão desafios para o novo CEO IA, mas vai ser curioso observar o futuro da NetDragon. Tem que ter coragem pra fazer isso, numa empresa de US$ 1 bilhão.
POR QUE IMPORTA?
A IA pode automatizar muitas tarefas que atualmente são realizadas por humanos, como atendimento ao cliente, processamento de dados e análise de mercado. Quando o assunto é ser capaz de substituir os CEOs em muitas empresas, é cedo para afirmar se é uma tendência. O fato é: a tecnologia está transformando o mercado de trabalho.
Fonte: StartSe.