Por serem considerados artigos de luxo, os perfumes e colônias têm uma das cargas tributárias mais altas do Brasil.
No entanto, o fabricante pode utilizar a alternativa de adicionar à fórmula uma substância “desodorante”, fazendo o produto em questão ser classificado como higiene pessoal, essencial para a população. Desta forma, o imposto cai para um dos menores que existem. Esse é o motivo de muitos “perfumes” serem vendidos como “colônia” hoje em dia.
Qualquer perfume é composto de álcool, essências e fixadores. Geralmente, os perfumes são compostos por uma concentração de essência de 5% a 30%, enquanto a água de colônia tem uma concentração de essência abaixo de 5%, ou seja, com uma alíquota de imposto bem menor.
Qual a diferença entre enquadramento tributário e planejamento tributário?
O enquadramento tributário é um conjunto de leis que determina os tributos que serão cobrados da empresa e o recolhimento dos impostos é feito de acordo com o lucro da empresa e seu regime tributário. Já no planejamento tributário, a empresa estuda o produto e o classifica no intuito de diminuir o pagamento de impostos e lucrar ainda mais em suas operações.
O Instagram da ASIS possui um quadro semanal chamado Tributação em Pauta, onde mostramos exemplos de como as empresas enquadram seus produtos no melhor cenário para diminuir o pagamento dos impostos. Na postagem em destaque, a Consultora Tributária Luana Gonçalves explica a diferença entre classificar um produto como colônia ou perfume. Assista o vídeo abaixo:
Aproveite e siga o Instagram da ASIS. Não esqueça de ativar o sino para receber notificações.🔔
Planejamento Tributário
A ASIS Consult possui a experiência de inúmeros projetos de planejamento tributário e classificação fiscal de mercadorias. As maiores empresas do Brasil contam com a ASIS Consult para apoiá-las nesse e em outros desafios. Para saber mais sobre serviços consultivos clique aqui.