Dia das Mães, tributos em presentes mais buscados chegam a 78% do preço final

Dia das Mães, tributos em presentes mais buscados chegam a 78% do preço final

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Especialista recomenda produtos mais em conta para quem quer celebrar a data, sem pesar no bolso.

O Dia das Mães é uma das principais datas para o varejo brasileiro. Não à toa, é conhecido como o “segundo Natal do ano”, sendo a segunda melhor data do ano em termos de faturamento para o setor.

A expectativa para este ano é alta. Segundo levantamento realizado pela plataforma de soluções de pesquisa Opinion Box, em parceria com a BornLogic, 78% dos entrevistados pretendem presentear alguém na ocasião, gastando entre R$50,00 e R$200,00.

Apesar da proximidade da data encarecer alguns produtos, a boa notícia é que ainda dá tempo de fazer um bom negócio na escolha do presente. Mas, para isso é preciso planejamento e pesquisa a fim de encontrar as melhores alternativas.

“Vale pesquisar nas lojas físicas, no comércio online e até mesmo em aplicativos, já que o preço pode variar dependendo da praça. Importante levar em conta fatores como valores de frete, prazos de entrega, garantia do produto, e, claro, atentar-se às fraudes”, comenta Giuliano Gioia, Tax Director da Sovos Brasil, multinacional especialista em soluções para o compliance fiscal.

Produtos mais em conta

Para além das melhores ofertas, há um outro fator que deve ser considerado por quem escolher presentear na data: os tributos.

“O Brasil conta com uma das legislações tributárias mais complexas do mundo. Além disso, atravessamos um momento econômico delicado, com alta inflação e alta taxa de juros, fatores que impactam diretamente no aumento do valor dos produtos e serviços. Por isso, vale conferir como anda a tributação dos itens antes de efetuar a compra, para avaliar o melhor custo/benefício no momento”, observa Giuliano.

Segundo dados do Impostômetro, os produtos de beleza, acessórios e vestuário são alguns dos campeões de tributação – e, curiosamente, os itens mais popularmente escolhidos para serem presenteados.

Ainda segundo o Impostômetro, os relógios, por exemplo, lideram a categoria de acessórios, com 56,14% de tributação, seguidos pelas joias, com 50,44%. Mas as bijuterias não estão tão atrás, e contam com expressivos 43,36%. Os óculos de sol, outro item com grande procura na data, também encabeçam a lista de itens mais tributados da categoria, com 44,18%.

Moda e beleza

Na categoria de beleza, vale apostar nos produtos nacionais, já que os itens importados têm tributação consideravelmente mais alta. Enquanto os perfumes importados lideram o ranking, com 78,99%, os perfumes nacionais têm 69,13%. Em segundo lugar, vem as maquiagens importadas, com 69,53%, em comparação com as maquiagens nacionais, com 51,41%.

O mesmo vale para os tênis, também campeões de venda na data. Enquanto o tênis importado tem percentual de 58,59% de tributação, a alternativa nacional conta com 44%.

“A máxima acaba valendo para grande parte dos produtos, já que a incidência de tributos sob os produtos importados é expressivamente maior do que a dos nacionais. Para exemplificar, alguns dos tributos que incidem sobre produtos importados são o II (Imposto de Importação), o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), PIS/PASEP-Importação, COFINS‑Importação, além do valor acrescido de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Por isso, é válido apostar na criatividade e pesquisar alternativas ao presente usual. Um almoço em restaurante, por exemplo, possui 32,31% de porcentagem de tributação, e ingressos para o teatro ou cinema, 20,85%”, explica Giuliano.

Fonte: Sovos Brasil/Contabeis

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