Ferramenta facilita rotina de segurados e ajuda a agilizar prazo para concessão de benefícios
Pedir aposentadoria, realizar agendamentos online e ver quanto tempo falta para se aposentar. Todas essas tarefas podem ser realizadas pelo computador ou pelo smartphone por meio da plataforma Meu INSS. A ferramenta traz mais comodidade aos segurados. Conheça as principais funções do Meu INSS e saiba como usá-las:
Cadastro
Para utilizar os serviços, é necessário clicar em Login e realizar o cadastro no site. O cidadão deve informar o CPF, o nome completo, a data de nascimento, o nome da mãe e o estado em que nasceu. Em seguida, é necessário responder a cinco perguntas sobre o histórico previdenciário. Feito isso, o sistema gera um Código de Acesso, que será trocado por uma senha no seu próximo acesso.
Aposentadorias Urbanas
Um dos principais serviços oferecidos pelo canal é o que permite solicitar a aposentadoria. Ao clicar em Aposentadorias Urbanas, o trabalhador terá duas opções: Aposentadoria por Idade Urbana e Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Em qualquer uma dessas opções, o sistema irá analisar se o contribuinte já cumpre todos os requisitos para receber o benefício. Caso isso ocorra, o segurado poderá requerer e acompanhar o pedido de aposentadoria pelo site. Só será necessário comparecer a uma agência quando houver inconsistência nas informações fornecidas pelo site e for preciso apresentar algum documento para dar início ao processo.
Salário-Maternidade
Quem está grávida deve clicar em Salário-Maternidade e preencher os dados solicitados. Os sistemas do INSS realizam uma busca instantânea e identificam se o benefício já pode ser concedido sem a necessidade do comparecimento a uma agência. Se não for possível a concessão automática, a segurada deve acompanhar o pedido, diretamente pelo Meu INSS, e aguardar que o INSS faça o ajuste dos dados cadastrais. O prazo máximo para realização desses ajustes é de até 30 dias. Quando o benefício não pode ser concedido de forma automática, a plataforma faz o encaminhamento para uma agência do INSS.
Extrato Previdenciário (CNIS)
Nesse ambiente é possível conferir o histórico de toda a situação contributiva do trabalhador na ativa e ver quanto tempo falta para se aposentar. Ele também permite saber se a empresa está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta.
Simulação de Tempo de Contribuição
É a Calculadora do INSS. Faz uma busca automática de todas as informações e dados de vínculos do segurado registrados nos sistemas do INSS para calcular quanto tempo falta para o segurado se aposentar.
Extrato de Empréstimo Consignado
Todo histórico de créditos consignados pode ser visualizado em Extrato de Empréstimo Consignado. Outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazos estão nesse link.
Histórico de Crédito de Benefício
Mostra a renda mensal de quem recebe renda do INSS e pode ser apresentado para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, entre outros.
Resultado de Perícia
Pessoas que solicitaram auxílio-doença ou outro benefício por incapacidade e passaram por perícia médica no INSSpodem consultar o Resultado de Perícia Médica.
Agende sua Perícia
Espaço para solicitar a perícia médica. Tanto o pedido inicial quanto o pedido de prorrogação do benefício podem ser feitos pelo link.
Carta de Concessão
Quando o cidadão ganha um benefício, o documento sobre a concessão e as informações relativas ao banco responsável pelo pagamento ficam disponíveis na plataforma.
Fonte: PORTAL CONTÁBIL/GOVERNO DO BRASIL – INSS