O que muda com o programa de reforma tributária do consumo?

Compartilhe

Membros da Receita Federal vão compor a diretoria do novo programa que visa a simplificação tributária.

A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira (19) a Portaria RFB nº 368/2023 que institui o Programa de Reforma Tributária do Consumo.

O Programa contará com uma diretoria composta por membros e representantes de diversas Subsecretarias da Receita Federal com o objetivo de viabilizar a aprovação da Reforma Tributária.

As responsabilidades do grupo incluem o acompanhar a legislação relacionada à Reforma Tributária, integrar projetos vinculados, estabelecer cronogramas e monitorar as ações planejadas.

Dessa forma, será possível simplificar as obrigações tributárias para a operacionalização da Reforma Tributária.

Reforma Tributária

A Reforma Tributária já foi aprovada na Câmara dos Deputados e está em análise no Senado Federal. A previsão é que um novo relatório seja apresentado na próxima terça-feira (24).

O projeto prevê a substituição do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) , Imposto sobre Serviços (ISS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) , que irá compor o Imposto sobre o Valor Agregado (IVA).

Caso seja aprovada, a Reforma Tributária terá uma transição gradual até 2033.

Fonte: Portal Contábeis

Compartilhe
ASIS Tax Tech