Dia das Crianças: presentes mais procurados podem ultrapassar 70% de tributação

Compartilhe

Levantamento aponta que videogames e smartphones são os itens mais tributados, enquanto brinquedos, livros e experiências são os presentes com menor porcentagem de tributação.

Um levantamento realizado pela Sovos, multinacional especialista em soluções de compliance fiscal, com base nos dados do Impostômetro, aponta que os presentes mais procurados para celebrar o Dia das Crianças podem ultrapassar 70% de tributação.

Entre os itens mais procurados para presentear na data, os eletrônicos são os que apresentam maior índice de tributação, sendo Playstation e jogos de videogame os líderes do ranking, com 72,18% de tributação incidente, seguidos por smartphone e tablets importados, com respectivos 68,76% e 59,32% percentuais de tributação.

“Para entender o motivo pelo qual alguns produtos são mais tributados do que outros, é preciso analisar alguns pontos. Podemos citar, primeiramente, o princípio da seletividade, que eleva ou diminui a alíquota dos itens, de acordo com o seu caráter essencial. Itens considerados mais supérfluos, consequentemente, são mais onerados”, explica Giuliano Gioia, Tax Director da Sovos Brasil, multinacional especialista em soluções de compliance fiscal.

Opções mais em conta

Brinquedos, bonecas e carrinhos, que também são algumas das opções mais procuradas na data, possuem incidência de 39,70% de tributação, segundo o Impostômetro.

Já para os pequenos fãs de esportes, skates, patinetes e patins possuem 52,78% de tributação, e bolas de futebol e bicicleta apresentam, respectivamente, 48,49% e 45,93% de taxação.

“Livros são uma boa opção para quem deseja economizar no presente, já que possuem uma incidência de 15,52% de tributos, que é bem menor em comparação com as demais opções. Além disso, outra dica para celebrar a data sem gastar muito é substituir o presente físico por uma experiência, como uma ida ao teatro ou cinema, por exemplo, cuja tributação é de 20,85% e, certamente, também fará a alegria da criançada”, conclui Giuliano.

Dicas adicionais para economizar

Ainda segundo Giuliano, pesquisar bastante e optar por itens nacionais, que, geral, apresentam menor taxação, são também outras maneiras essenciais de celebrar o Dia das Crianças, sem pesar no bolso.

“O valor final do produto pode variar dependendo da praça, por exemplo, caso seja comprado na loja física ou através de portais e aplicativos. Além disso, é preciso considerar o valor do frete, caso a compra seja online. Esses detalhes acabam impactando o valor final do produto e fazem a diferença para quem quer economizar”, recomenda o especialista.

Fonte: Sovos Brasil/Contábeis

 

Compartilhe
ASIS Tax Tech