O avanço tecnológico impactou diretamente várias profissões e com o setor contábil não foi diferente. Ao fazermos uma busca com a palavra “contabilidade”, uma gama de sites sobre Contabilidade On Line aparece com suas ofertas de serviços a preços módicos. Isto ocorreu, principalmente com a entrada do SPED, e a forma lógica e combinada de gerar obrigações digitais através de ERP ou soluções fiscais. Como se diferenciar deste mercado, agregando valor e consequentemente aumentando a carteira de clientes?
Clayton M. Christensen, professor da Universidade de Harvard, em 1997, mencionou em seu livro “O Dilema da Inovação”, a necessidade da contabilidade ser disruptiva. Mas isto se resume somente a uma escrituração online, similar que um ERP com uma solução fiscal também pode proporcionar. Mas o que poderia ser de fato uma inovação e agregar valor para aumentar meu número de clientes? Buscar uma eficiência operacional, com foco na performance e resultados do cliente, aliado a um atendimento consultivo, é o que a Contabilidade Digital propõe através do SPED. Uma coisa dificilmente será substituída, é o atendimento consultivo, pelo menos até agora ainda não temos evidências de experiências bem sucedidas com Inteligência artificial.
Conhecimento do SPED é poder
Usar o SPED como uma fonte rica em informações é a base sólida para a Contabilidade Consultiva, onde o contador tem em mãos desde a relação de fornecedores, produtos, clientes, bem como visualização de estoques, pagamentos a prazo e oportunidade de aplicação de benefícios fiscais. Dicas de como fazer a gestão de estoque, análise dos preços na aquisição de mercadorias, revisão de custos, entre outras informações, aproximam o contador do cliente. O contador precisa ser claro e simples para seu cliente ao trazer as informações do seu negócio e que estão sendo apresentadas mensalmente ao Fisco.
Para tanto, é necessário investir em tecnologia para o processamento eletrônico na análise e cruzamento das informações do SPED, e também na capacitação da equipe para a interpretação correta no resultado. Com isso, o contador passa a atuar de forma estratégica e com conhecimento para os empresários que atende. Problemas financeiros, recuperação de crédito, são atividades que o contador tem o conhecimento necessário para ajudá-lo com sugestões e orientações para melhorar a lucratividade das empresas.
Mantenha uma boa e direta relação com os clientes
Existia até pouco tempo atrás, uma dificuldade dos clientes em serem atendidos por seus contabilistas. Isso se deve a uma rotina excessiva de operações manuais onde o ouvir o cliente ficava em segundo plano. O atendimento mais humanizado, consultivo e focado no propósito do empreendedor, encanta, fideliza e proporciona que você cresça juntamente com e através de seu cliente.
A melhor propaganda é o cliente
Médicos, dentistas, corretores de seguros, são indicações de confiança através de conversas com colegas e parceiros no mercado, e a contabilidade também está inclusa neste rol de indicações. Utilize a referência de seus clientes na recomendação aos seus colegas que precisem do mesmo serviço. Uma boa estratégia para incentivar essa ação, é a divulgação do serviço dos seus clientes a outros, e fomentar a prática da indicação entre eles.
Use o SPED como aproximação
Imagine um cliente que está interessado em seus serviços. Uma forma de conhecer como está a contabilidade deste cliente, é justamente promover uma auditoria eletrônica em seus arquivos. Estabeleça uma data de corte, audite os arquivos e terá uma idéia do que irá enfrentar com esse novo cliente, além de apresentar, como diferencial competitivo, um planejamento para conquistar e trazer a segurança para que este cliente tome uma decisão segura para entregar o seu movimento a você.
Esta é uma realidade em seu escritório? Ponha em prática ainda hoje!