O aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos veículos a partir de janeiro, confirmado na véspera do Natal pelo governo, levou representantes da indústria automobilística prever mais um ano de dificuldades no setor. Há consenso de que a pressão sobre os preços vinda da retirada, ainda que gradual, dos descontos no IPI, junto com a obrigatoriedade de mais itens de segurança em todos os carros novos, terá impacto negativo sobre a demanda.
Depois de evoluir a um ritmo médio anual superior a 11% desde 2004, as vendas de veículos caminham para fechar 2013 com a primeira queda em dez anos. As apostas são de vendas ligeiramente abaixo dos 3,8 milhões de veículos licenciados em 2012, volume que deve permanecer como recorde desse mercado no país.
Na terça-feira, o governo anunciou que o IPI dos automóveis com motor flex 1.0 passará de 2% para 3% em janeiro. Os carros acima dessa motorização, até 2.0, pagarão de 7% para 9%.
Fonte: Valor Econômico